Segunda, 16 Maio 2016 11:44

Fundadores/Patrona

O Instituto Santa Teresa é uma escola confessional Católica Salesiana, ligada diretamente à Inspetoria Santa Catarina de Sena, que é mantida pelas Filhas de Maria Auxiliadora e tem como Patrona, Santa Teresa D’Àvila

Foto: Detalhe da Fachada do Prédio Teresa de Jesus, no interior do Colégio.  Composição de Cláudio Pastro

Santa Teresa D´Ávila (1515-1582) viveu no século XVI e é patrona da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora e do nosso colégio, Instituto Santa Teresa.

Doutora da igreja, mulher excepcional, muito além de seu tempo, escreveu importantíssimas de mística, reformou dezessete carmelos (masculinos e femininos) e é, até hoje, nossa mestra de vida espiritual.

Texto: Ir. Olga de Sá.

 

Nossos fundadores

 D. Bosco

São João Bosco nasceu na Itália em 1815, no dia 16 de agosto, em Bechi. Órfão de pai desde muito pequeno, foi criado pela mãe Margherita Occhiena. Formou-se padre  e logo começou seu trabalho com os jovens, inspirado em um sonho que teve aos 9 anos de idade. Fundou a Pia Congregação de São Francisco de Sales  e foi co-fundador da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora.

Aclamado por João Paulo II como “Pai e Mestre da Juventude”, foi um dos criadores do sistema preventivo na educação. 

É padroeiro de Brasília, por conta de um sonho que teve com um lugar muito especial entre os paralelos 15 e 20 do hemisfério Sul.

Até os dias de hoje, os colégios salesianos procuram viver a proposta pedagógica salesiana, postulada por D. Bosco:

·       Religião

·       Razão

·       Amorevolezza

Para saber mais sobre o sistema preventivo:

https://rse.s3.amazonaws.com/uploads/document/file/193/SubsidioRSE1.pdf

 

 

Madre Mazzarelo

A italiana Maria Domingas Mazzarello, nasceu em 9 de maio de 1837, em Mornese. Tabalhou no vinhedo com a família, mas a doença a impediu de continuar a exercer esse tipo de trabalho.

Devota e piedosa, olhava de sua casa a igreja do povoado, da janela da Valponasca, casa da família.

Aprendeu a costurar e com a amiga Petronila  passou a ensinar as moças do povoado e organizar momentos de diversão para as crianças. D. Bosco encontrou em Mornese a já formada Pia União da Imaculada e conhece o trabalho das amigas. Em 1872, o salesiano funda o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e Main se torna a Madre Maria Mazzarello e Santa Maria Mazzarello em 1951, canonizada pelo Papa Pio XII.

 

 Encontro de D. Bosco e Madre Mazzarello em Mornese.

Mais nesta categoria: « Quem Somos Secretaria »

Depoimentos

"A escola foi o caminho de transformação da minha vida. Em casa meus pais sempre me ensinaram que por meio da educação podemos ir além, alcançar os nossos sonhos e que o conhecimento adquirido é a maior riqueza que uma pessoa pode ter, por isso lutaram por mim e lutaram para que conseguisse ser aluna no  Santa Teresa e, digo sem pestanejar, que foi uma das melhores coisas que poderiam ter feito por mim. O Santa Teresa, nunca foi para mim só uma escola, era uma extensão da minha casa, onde eu aprendia, estudava, mas também tive a oportunidade de ser verdadeiramente criança, adolescente porque pude viver esses momentos da melhor maneira possível. Foram cinco anos e meio acolhida pelos amigos, pelos professores e pelos funcionários. E no fim a certeza de que não estava apenas pronta para encarar uma faculdade, mas encarar a vida também, porque ali eu não me formei apenas no ensino fundamental e médio, claro que aprendi sim matemática, português, história, geografia, mas aprendi que a educação vai além da sala de aula e que por isso me ensinaram sobre os valores da vida, dos sonhos, da amizade e que assim, dessa forma, estava  me formando também como ser humano.
Atualmente trabalho na TV Aparecida como repórter do departamento de jornalismo da emissora."

Talita Galvão, repórter da TV Aparecida. 

"Para mim, o contato com a iniciação científica ainda no ensino médio foi de um enorme enriquecimento acadêmico e profissional, pois foi iniciando a metodologia científica e o desenvolvimento de uma linha de pesquisa que percebi qual área de formação pretendia seguir. Alem disso, o contato "precoce" foi preponderante para que já no ensino superior pudesse iniciar outra iniciação científica pela Fapesp com segurança e conhecimentos já adquiridos.
As apresentações dos trabalhos, os congressos que participamos e publicações em que o trabalho era submetido proporcionaram a oportunidade de aplicar na pratica aquilo que até então só via nos livros! Transformei em realidade a teoria, fazendo assim com que ela ficasse consolidada no meu intelecto.
Sem duvida, para mim, minha vida acadêmica e profissional começaram naquele momento.
Também deixo meu agradecimento e cumprimentos aos professores Rosinei Batista e Nelson Tavares que conduziram esse colégio de aplicação pela dedicação e pioneirismo."

Renan Rosseti, Engenheiro Civil

Newsletter

Receba nossas novidades sempre no seu email.

Contato

Endereço: Av. Peixoto de Castro, 530 - Lorena / SP

Tel.: +55 12 2124-2870

email: contato@institutosantateresa.com.br

© 2017 Instituto Santa Teresa. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Ltecnico. Designed By JoomShaper