Segunda, 03 Abril 2017 00:11

Fundamental II

Escrito por
Avalie este item
(2 votos)

ENSINO FUNDAMENTAL II -  ANOS FINAIS (6º ao 9º ano)

O Instituto Santa Teresa, pautado pela missão de formar jovens cristãos e prontos para a futura vida acadêmica, desperta no estudante dos anos finais do ensino fundamental o espírito crítico, a curiosidade científica e a responsabilidade, preparando-o com eficiência para as próximas etapas de sua formação.

Como escola, confiamos nos sonhos de nossos alunos, conhecemos e respeitamos as diferenças que existem entre eles em relação à vida e, consequentemente, à aprendizagem. Além disso, sabemos que, com ética, transparência e compromisso todos avançarão, mesmo que em ritmos diferentes.

No Ensino Fundamental de nossa escola o aluno é estimulado e orientado a desenvolver sua responsabilidade e autonomia. A nossa instituição de ensino tem como objetivo levar o aluno a pensar e refletir sobre aquilo que aprende. Nesta etapa de formação, os professores utilizam o conteúdo programático para ensinar o estudante a adquirir disciplina, hábitos de estudo e de trabalho, sem perder de vista as relações sociais pautadas no respeito e colaboração mútua.

Do 6º ao 9º ano, são desenvolvidos trabalhos e projetos, apropriados a cada faixa etária, que procuram sempre desafiar e motivar o desejo de saber e reforçar a decisão de aprender.

Pesquisa de campo, práticas esportivas, uso orientado da informática e dos multimeios, estudo de línguas estrangeiras, participação de olimpíadas acadêmicas (Ex.: Canguru de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Matemática Sem Fronteira, entre outras), expressão corporal, passeios, cultivo da espiritualidade, incentivo a ações solidárias, valorização das habilidades individuais e grupais... são aspectos presentes na prática pedagógica de um colégio salesiano. Tudo isso leva ao desenvolvimento integral do educando, preparando para enfrentar os desafios e opções da juventude.

Assumimos como objetivos gerais do ensino fundamental os indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais trabalhando para que os alunos sejam capazes de:

·         compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

·         posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

·         conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

·         conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, ou outras características individuais e sociais;

·          perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

·         desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidade afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

·         conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;

·         utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio de produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

·         saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

 

·         questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 “Uma educação eficaz apóia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade” (São João Bosco)

Equipe Docente do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ):

Profa. Mara Lúcia Souza Martins Cabral - Matemática - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Clenira Santos Mendonça - Língua Portuguesa e Literatura - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Elaine Aparecida da Silveira Nunes de Castro - Língua Portuguesa e Literatura - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Carina Albuquerque de Siqueira - Produção de Texto - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Maria Aparecida Pires - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prof. Ailton de Oliveira Pontes - Educação Física - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Simone Aparecida de Souza - Arte - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prof. Danny Cristian Gomes Bustamente - História e Ensino Religioso - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Vivian Patrícia Junqueira - Geografia - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Bruna Aparecida do Nascimento Bacico - Filosofia - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Camila Pozzatti da Silva - Ciências - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Prof. Msc. Anderson José Pereira – Coordenação Pedagógica do EFII e EM - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

 1- Mesa Redonda:

 

 

 Projeto interdisciplinar, trabalha algumas das principais habilidades de nosso Projeto Político Pedagógico: Mobilização de informações, leitura, escrita e capacidade de argumentar. Para o 2º Trimestre, o tema ainda será definido, mas a data já está marcada no calendário.

 

 

 

2- Projeto de Leitura.

 

 

 

 Tem por objetivo preparar para os vestibulares e ENEM, além de ampliar o hábito de leitura e conhecer os textos e vocabulário de cada área do conhecimento. 

A partir do 2º Trimestre, cada disciplina é responsável pela indicação de leitura da sua área.

Os livros  e textos indicados estão na página de cada turma.

 

 3- Simuladão Rede Vale Ensino Fundamental

 

 

  As escolas da Rede Salesiana do Vale do Paraíba se reúnem todos os anos para um simulado geral. O objetivo é preparar para os exames de admissão as instituições de ensino médio e superior públicos e proporcionar a  experiência da avaliação nos moldes do ENEM.

Neste ano, a prova acontecerá no mês de setembro, nas instalações do IST. O Instituto São José e o Colégio Maria Imaculado (Jacareí-SP) realizam as provas em suas próprias instalações.  

 

4- Aprofundamento de Estudos e Preparação para Olimpíadas

 

                                                                                                                                                  

 Aulas à tarde, com o objetivo de aprofundar assuntos ainda não totalmente dominados ou ir além do que os grupos já sabem. A monitoria é feita por estagiários de diversas áreas e acompanhado pelo coordenador, Prof. Msc. Anderson.

 

  

5- Participação em olimpíadas e concursos externos:

 Com o objetivo de dar novas perspectivas de aprendizagem para nossos alunos, estamos investindo e convidando nossos alunos para a participação nas diversas olimpíadas de conhecimento que acontecem no país. 

 

Participações em 2016:

 

Olimpíada Canguru de Matemática Brasil

Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteira

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Olimpíada Brasileira de Geografia

Olimpíada Paulista de Física

Olimpíada da Unisal – Matemática / História / Português / Filosofia

Olimpíada Brasileira de Matemática

 

Aulas à tarde, com o objetivo de aprofundar assuntos ainda não totalmente dominados ou ir além do que os grupos já sabem. A monitoria é feita por estagiários de diversas áreas e acompanhado pelo coordenador, Prof.Msc.Anderson Pereira.

 

6- Cronograma de atividades semanais

Clique aqui para fazer o download

Ler 3302 vezes Última modificação em Quinta, 06 Abril 2017 23:41

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Depoimentos

"A escola foi o caminho de transformação da minha vida. Em casa meus pais sempre me ensinaram que por meio da educação podemos ir além, alcançar os nossos sonhos e que o conhecimento adquirido é a maior riqueza que uma pessoa pode ter, por isso lutaram por mim e lutaram para que conseguisse ser aluna no  Santa Teresa e, digo sem pestanejar, que foi uma das melhores coisas que poderiam ter feito por mim. O Santa Teresa, nunca foi para mim só uma escola, era uma extensão da minha casa, onde eu aprendia, estudava, mas também tive a oportunidade de ser verdadeiramente criança, adolescente porque pude viver esses momentos da melhor maneira possível. Foram cinco anos e meio acolhida pelos amigos, pelos professores e pelos funcionários. E no fim a certeza de que não estava apenas pronta para encarar uma faculdade, mas encarar a vida também, porque ali eu não me formei apenas no ensino fundamental e médio, claro que aprendi sim matemática, português, história, geografia, mas aprendi que a educação vai além da sala de aula e que por isso me ensinaram sobre os valores da vida, dos sonhos, da amizade e que assim, dessa forma, estava  me formando também como ser humano.
Atualmente trabalho na TV Aparecida como repórter do departamento de jornalismo da emissora."

Talita Galvão, repórter da TV Aparecida. 

"Para mim, o contato com a iniciação científica ainda no ensino médio foi de um enorme enriquecimento acadêmico e profissional, pois foi iniciando a metodologia científica e o desenvolvimento de uma linha de pesquisa que percebi qual área de formação pretendia seguir. Alem disso, o contato "precoce" foi preponderante para que já no ensino superior pudesse iniciar outra iniciação científica pela Fapesp com segurança e conhecimentos já adquiridos.
As apresentações dos trabalhos, os congressos que participamos e publicações em que o trabalho era submetido proporcionaram a oportunidade de aplicar na pratica aquilo que até então só via nos livros! Transformei em realidade a teoria, fazendo assim com que ela ficasse consolidada no meu intelecto.
Sem duvida, para mim, minha vida acadêmica e profissional começaram naquele momento.
Também deixo meu agradecimento e cumprimentos aos professores Rosinei Batista e Nelson Tavares que conduziram esse colégio de aplicação pela dedicação e pioneirismo."

Renan Rosseti, Engenheiro Civil

Newsletter

Receba nossas novidades sempre no seu email.

Contato

Endereço: Av. Peixoto de Castro, 530 - Lorena / SP

Tel.: +55 12 2124-2870

email: contato@institutosantateresa.com.br

© 2017 Instituto Santa Teresa. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Ltecnico. Designed By JoomShaper